O GeoNode é um sistema de gerenciamento e publicação de conteúdo geoespacial. Ele reúne projetos de software de código aberto organizados e estáveis ​​sob uma interface consistente e fácil de usar, permitindo que usuários não especializados compartilhem dados e criem mapas interativos.

  As ferramentas de gerenciamento de dados incorporadas ao GeoNode permitem a criação integrada de dados, metadados e visualizações de mapas. Cada conjunto de dados no sistema pode ser compartilhado publicamente ou restringido para acesso de usuários específicos. Funcionalidades sociais como perfis de usuário e sistemas de comentários e classificação permitem o desenvolvimento de comunidades em torno de cada plataforma para facilitar o uso, gerenciamento e controle de qualidade dos dados que a o sistema do GeoNode possui.

  Ele também foi projetado para ser uma plataforma flexível na qual os desenvolvedores de software podem estender, modificar ou fazer integração para atendimento dos requisitos de seus próprios aplicativos.